Chartered Psychologist and Lecturer (PhD)

Sobre mim

Dr. Halley Pontes (PhD) é psicólogo clínico doutorado especializado em comportamentos aditivos, investigador e professor universitário no Reino Unido. Saiba mais sobre o seu trabalho aqui.

 

Sobre mim


Dr. Halley M. Pontes é psicólogo clínico doutorado e professor universitário na Nottingham Trent University (Reino Unido) onde é membro do Departamento de Psicologia. É também investigador do International Gaming Research Unit (IGRU), grupo de investigação que tem como diretor Dr. Mark Griffiths, pioneiro e um dos fundadores da área de investigação das adições comportamentais e tecnológicas. Dr. Pontes é Chartered Member (CPsychol) da British Psychological Society (BPS) e Membro Associado da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica (SPPC).

Em 2011, concluiu a licenciatura em Ciências Psicológicas e em 2013, o Mestrado em Psicologia Clínica no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA-IU) (Lisboa, Portugal), onde elaborou uma tese de mestrado que representou o primeiro estudo na área da adição à Internet em Portugal. Dr. Pontes terminou a sua tese de Doutoramento em Psicologia na área das adições tecnológicas na Nottingham Trent University (Nottingham, Reino Unido) em 2016, o que envolveu a condução de vários estudos científicos sobre a adição à Internet e adição aos videojogos e os seus efeitos na saúde mental em mais de 4,000 indivíduos a nível nacional e internacional. A sua formação internacional, oficializou-se quando recebeu o grau de Doutor (PhD) da Nottingham Trent University em de Março de 2017, que foi posteriormente reconhecido e homologado em Portugal pela Universidade de Coimbra em Junho de 2017.

Dr. Pontes tem como principal interesse de investigação assuntos relacionados com a avaliação clínica e psicométrica das adições comportamentais e tecnológicas. Adicionalmente, Dr. Pontes tem também interesse científico em questões mais gerais relacionadas com o impacto do uso excessivo e aditivo das tecnologias ao nível da saúde mental e bem-estar psicológico. Ao longo da sua carreira, Dr. Pontes conduziu vários estudos em outras áreas dos comportamentos aditivos, tais como: adição aos smartphones, adição às redes sociais online, adição ao trabalho, adição ao sexo, e fenómenos de transferência dos videojogos. Embora esteja essencialmente envolvido em atividades de investigação com parceiros nacionais e internacionais, Dr. Pontes também possui experiência profissional no contexto da psicologia clínica a nível de consultas privadas onde interveio em casos de adição comportamental e tecnológica.

Por outro lado, a sua principal motivação para investigar as adições tecnológicas teve origem essencialmente em duas dimensões:  pessoal e profissional. A nível pessoal, a sua própria experiência prévia de adição aos videojogos de quase uma década, incentivou-o a ingressar nos estudos de doutoramento por fim a educar-se a si mesmo sobre o assunto, e também a entender a sua própria experiência à luz de uma outra perspetiva. A nível profissional, a sua principal motivação resultou do facto de que, em 2011, a investigação na área das adições comportamentais e tecnológicas não estava na agenda dos investigadores em Portugal.

O seu pioneiro e prestigiado perfil de investigação e contributos científicos internacionalmente reconhecidos, levaram a que o Dr. Pontes seja um dos primeiros e mais influentes especialistas na área das adições comportamentais e tecnológicas em Portugal. Dr. Pontes publica ativamente na área, disseminou os resultados da sua investigação através de mais de 60 estudos científicos com revisão de pares (acessíveis na sua página pessoal e perfis científicos como  ResearchGate ou Academia.edu) que foram publicados em várias revistas científicas internacionais especializadas, tais como: Computers in Human BehaviorsCyberPsychology, Behavior, and Social NetworkingJournal of Behavioral Addictions, Addiction, Social Science & Medicine, e Addictive Behaviors. Além disso, o seu trabalho foi apresentado em várias conferências nacionais e internacionais, bem como nos principais meios de comunicação mundiais. Mais recentemente, Dr. Pontes foi galardoado com o prémio 2016 Durand Jacobs Award da McGill University (Canadá) pelos seus contributos científicos para a área da psicologia dos comportamentos aditivos.

Dr. Pontes, Psicólogo Clínico, Membro Graduado (MBPsS) da Sociedade Britânica de Psicologia, Membro Associado da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica. Nottingham Trent University, Departamento de Psicologia, International Gaming Research Unit, Nottingham, Reino Unido.